Além de um vaso, há vários atributos que são importantes para melhorar a apresentação visual de uma árvore de Bonsai. Cobrir a superfície do solo com musgo é um destes, uma prática muito comum, especialmente ao exibir árvores de bonsai em exposições. Além do aspecto estético, um aspecto muito prático é que ele protege o solo da desidratação e de aves tentando cavar através do solo à procura de insetos.
Os japoneses têm usado o musgo em seus famosos jardins japoneses durante séculos, e até mesmo se especializaram em "jardins de musgos". Então, a questão que se coloca é: como faço para ter a superfície do meu solo coberta de lindos musgos, samambaias e liquens? Há duas técnicas, que serão discutidas a seguir.
Coleta de musgo e samambaias para Bonsai
A primeira técnica, obviamente, é coletar musgo e samambaias e transplantá-los diretamente para o seu bonsai. O musgo pode ser encontrado em vários lugares, mas alguns lugares são mais propensos a fornecer-lhe o tipo certo: o musgo que cobre apenas a superfície e não cresce de forma agressiva. Afinal, você não quer ver sua árvore de bonsai competir com musgos de crescimento rápido.
Então, onde encontrar o tipo certo de musgo para sua árvore de bonsai? Tente coletar o musgo de um lugar que seja semelhante àquele para onde você vai transplantá-lo, muitas vezes isso significa um lugar ensolarado. Tente telhados, rachaduras entre a calçada, musgo crescendo sobre a casca das árvores, etc. Você pode até tentar encontrar diferentes tipos de musgo para criar uma apresentação atraente.
Colete o musgo usando uma espátula e tente coletar pedaços relativamente grandes. Mantenha a umidade do musgo e tente transplantá-lo sem muita demora para a superfície do solo de seu bonsai. A superfície do solo deve ser composta de uma fina camada rica em nutrientes e o solo deve apresentar boa retenção de água (terra preta).
Cultivando musgo para fins de Bonsai
Ao invés de coletarmos musgo e transplantá-lo para a sua árvore de bonsai, podemos também cultivá-lo nós mesmos. A principal vantagem é que, desta forma, podemos facilmente combinar diferentes tipos de musgo, para criarmos um resultado diferente e mais atraente.
Semelhante ao que é explicado acima, coletamos o musgo de lugares ensolarados. Tente coletar diferentes espécies. Em seguida, deixe o musgo secar no sol para que possamos facilmente desintegrá-lo/picá-lo em partes de 'poeira' muito fina. Estas partes estão agora prontas para serem polvilhadas sobre a camada superior do solo rica em nutrientes de sua árvore de Bonsai. Mantenha-o úmido (de preferência por nebulização diária) e, dentro de algumas semanas, você vai notar o musgo começar a crescer.
Da mesma forma, você pode cultivar o musgo separadamente em recipientes rasos, para que você tenha um suprimento pronto para usar quando você precisar dele.
Algumas fotos inspiradoras de musgo em árvores de Bonsai
Musgo em uma árvore de bonsai
Musgo de Bonsai em uma árvore cascata
Musgo de Bonsai visto de perto