Para bonsai, os pinheiros são especialmente populares, e muitas pessoas até os consideram como as árvores mais típicas de bonsai. Os pinheiros são árvores perenes, coníferas e resinosas, com agulhas que aparecem em feixes, de duas a cinco.
A casca dos pinheiros mais velhos se torna escamosa ou descamada. Os pinheiros podem se desenvolver em muitas formas diferentes na natureza e, portanto, podem ser moldados em quase todos os estilos de bonsai conhecidos. Para tratar cada espécie de pinheiro de acordo com a sua natureza, é necessário saber se ele produz somente uma ou duas ondas de crescimento durante a estação de crescimento. Espécies de pinheiros com duas ondas de crescimento podem ser decompostos no início do verão para produzir uma segunda onda com velas mais curtas e agulhas menores. Espécies de pinheiro com somente uma onda de crescimento não devem ser decompostas, porque isso os prejudicaria, mas as velas podem ser selecionadas e encurtadas.
Como identificar a espécie do seu pinheiro
As duas espécies de pinheiro bem conhecidas que produzem duas ondas de crescimento por ano são, ambas, do Japão, e crescem perto da costa. As tempestades, muitas vezes, quebram as suas novas velas em junho, e as árvores já estão bem adaptadas para produzir uma segunda onda depois. O pinheiro negro japonês é uma árvore forte, com agulhas longas duras e verde escuras, agrupadas em duas. Cresce mais ou menos perto do mar. O pinheiro vermelho japonês é mais delicado e delgado, tem agulhas em pares mais macias e mais finas e se parece com o pinheiro silvestre. Ele cresce um pouco mais morro acima, a partir da costa.
As espécies de pinheiros com somente uma onda de crescimento vêm das montanhas ou, ao menos, estão adaptadas a condições adversas e curtos períodos de crescimento. O pinheiro branco japonês (também chamado de pinheiro de cinco agulhas) é uma planta de montanha com agulhas macias, dispostas em grupos de cinco. Ele é mais feminino no design e é encontrado em regiões montanhosas mais altas. Muitas vezes, ele é enxertado em sistemas radiculares de pinheiro negro, para se ter um crescimento mais estável. Dentre os cultivares anões de pinheiro branco, estão o Zuisho, o Kokonoe e o Myojo. O pinheiro silvestre cresce em toda a Europa, e até mesmo na Sibéria. O pinheiro ponderosa é nativo do oeste da América do Norte e das montanhas rochosas. O pinheiro da montanha é nativo das montanhas europeias e, com frequência, forma arbustos debilitados no leito rochoso, próximo à linha das árvores. Por fim, o Pinus aristata (pinheiro bristlecone), que cresce principalmente no Colorado e no Novo México.
Pinheiros de duas ondas: Pinheiro negro japonês (Pinus thunbergii) e Pinheiro vermelho japonês (Pinus densiflora).
Pinheiros de uma onda: Pinheiro branco japonês (Pinus parviflora), Pinheiro silvestre (Pinus sylvestris), Pinheiro ponderosa (Pinus ponderosa) e Pinheiro da montanha (Pinus mugo, or Mugo pine).
Se você precisar de ajuda para identificar sua árvore, experimente o nosso guia de identificação de árvores de Bonsai.
Diretrizes específicas de cuidados de bonsai para pinheiros de duas ondas de crescimento
Informações gerais: É importante entendermos onde as espécies dos nossos pinheiros vivem na natureza e quais são as características que eles possuem, para sabermos como tratá-los corretamente enquanto árvores de bonsai. Os pinheiros negros e vermelhos japoneses podem perder a sua primeira onda de crescimento e parte da sua folhagem devido a tempestades que costumam ocorrer no início ou em meados do verão no Japão. Posteriormente, eles podem produzir uma segunda onda de crescimento muito rapidamente, que amadurece até o outono. Este incidente pode ser copiado pelo artista de bonsai para conseguir agulhas mais curtas em brotos mais compactos e uma ramificação extra. Mas é necessário que a estação de crescimento seja longa o suficiente para que a segunda onda se desenvolva totalmente.
Posicionamento: Coloque o bonsai de pinheiro ao ar livre em pleno sol. Isto ajuda a primeira e a segunda onda de crescimento a se desenvolverem e contribui para diminuir o tamanho das agulhas (as agulhas crescem mais se a árvore não receber luz solar suficiente). Os pinheiros são muito resistentes, mas ainda precisam ser protegidos durante o inverno quando são plantados em recipientes.
Rega: Tenha cuidado para não regar em excesso, pois os bonsai de pinheiros não gostam de umidade permanente. É necessária uma boa drenagem. Proteja as árvores do excesso de chuva durante o desenvolvimento da segunda onda de crescimento, pois muita água fará com que as agulhas cresçam por mais tempo do que o necessário.
Adubação: Adube as árvores fracas durante todo o ano, desde que as temperaturas não caiam muito. Adube as árvores saudáveis do início da primavera (setembro) ao início do verão, até que as velas sejam cortadas. O adubo orgânico sólido deve ser aplicado pelo menos três vezes em intervalos de 4 semanas, antes da decomposição. Em seguida, pare de adubar até que, após o crescimento, as velas secundárias tenham endurecido. Adube novamente do início ao final do outono.
Poda: Remova as velas do início ao meio do verão em árvores saudáveis, deixando somente um pequeno coto de cerca de 6 mm com alguns pares de agulhas. Corte a ponta dos botões dormentes para ativar o crescimento deles. No outono, depois que o segundo crescimento tiver amadurecido, remova os brotos excedentes. Onde mais de dois estiverem crescendo do mesmo ponto, selecione dois que estejam crescendo lateralmente e na direção desejada, em forma de V e com a mesma força. Remova os outros. Em partes fortes da árvore, retire o excesso de agulhas velhas para equilibrar o crescimento dela.
Aramação: Arame os pinheiros do início do outono ao início da primavera, ou logo após a poda das velas, no início ou em meados do verão.
Transplante: O transplante, é melhor quando feito na primavera, logo após os botões começarem a inchar.
Propagação: Os pinheiros podem ser propagados a partir de sementes ou por enxertia. Alguns podem ser por alporquia.
Pragas e doenças: Os pinheiros podem ser afetados por pulgões, ácaros, cochonilhas-de-escamas ou lagartas. Às vezes, eles também são atacados por doenças fúngicas e apodrecimento das raízes. Neste caso, devem ser utilizados pesticidas específicos e recomenda-se a ajuda de um especialista nesta situação, porque os pinheiros podem morrer rapidamente a partir do momento em que se torna visível o primeiro sinal da doença. Mas se os pinheiros forem colocados em um local ensolarado e forem bem cuidados, eles tendem a ficar muito saudáveis.
Para obter informações mais detalhadas sobre estas técnicas, experimente nossa seção de cuidados de árvores de Bonsai.
Diretrizes específicas de cuidados de bonsai para pinheiros de uma onda de crescimento
Informações gerais: Ao contrário das espécies de pinheiro mencionadas acima, a maioria dos outros pinheiros produzirá somente uma onda de crescimento por ano. Pode ser fatal remover todas as suas velas; por isso, elas devem ser tratadas de forma diferente. Incluídos nesta categoria estão: pinheiro branco, pinheiro silvestre, pinheiro ponderosa e pinheiro da montanha.
Posicionamento: Coloque o pinheiro ao ar livre em pleno sol. Isto dá suporte ao crescimento saudável e ajuda a diminuir o tamanho das agulhas (as agulhas crescem mais se a árvore não receber luz solar suficiente). Os pinheiros são muito resistentes, mas, ainda assim, devem ser protegidos durante o inverno quando são plantados em recipientes.
Rega: Tenha cuidado para não regar em excesso, pois os bonsai de pinheiros não gostam de umidade permanente. É necessária uma boa drenagem. Proteja as árvores do excesso de chuva durante o desenvolvimento dos brotos, pois muita água fará com que as agulhas cresçam por mais tempo do que o necessário.
Adubação: Adube as árvores fracas durante todo o ano, desde que as temperaturas não caiam muito. As árvores saudáveis são adubadas do início da primavera ao final do outono.
Poda: As velas alongadas devem ser encurtadas para um comprimento adequado e uniforme do final da primavera ao início do verão. Se houver mais de duas velas no mesmo lugar, você já pode cortar todas, mas sempre deixando duas. No outono, você pode remover os brotos excedentes, caso não tenha feito isto na primavera. Onde mais de dois estiverem crescendo do mesmo ponto, selecione dois que estejam crescendo lateralmente e na direção desejada, em forma de V e com a mesma força. Remova os outros. Em partes fortes da árvore, retire o excesso de agulhas velhas para equilibrar o crescimento dela.
Aramação: Arame os pinheiros do início do outono ao início da primavera ou logo após as velas serem encurtadas, no início do verão.
Transplante: É melhor transplantar na primavera, logo depois que os botões começarem a se mover. Você também pode transplantar os pinheiros no final do verão ou no início do outono, quando as temperaturas não são mais tão altas, mas ainda há tempo suficiente para a árvore crescer novamente, com raízes finas, antes do inverno.
Propagação: Os pinheiros podem ser propagados a partir de sementes ou por enxertia. Alguns podem ser por alporquia e alguns podem até ser cultivados a partir de estacas (o pinheiro branco Zuisho, por exemplo).
Pragas e doenças: O Bonsai de Pinus pode ser afetado por pulgões, ácaros, cochonilhas-de-escamas ou lagartas. Às vezes, eles também são atacados por doenças fúngicas e apodrecimento das raízes. Nesse caso, devem ser usados pesticidas específicos e recomenda-se a ajuda de um especialista nessa situação, porque os pinheiros podem morrer rapidamente a partir do momento em que se torna visível o primeiro sinal da doença. Mas se os pinheiros forem colocados em um local ensolarado e forem bem cuidados, eles tendem a ficar muito saudáveis.
Para obter informações mais detalhadas sobre estas técnicas, experimente nossa seção de cuidados de árvores de Bonsai.