Originário da China e do Japão, o Acer palmatum é uma das espécies mais populares de Bonsai. Ele tem folhas de cinco pontas opostas características. A casca das árvores jovens é geralmente verde ou vermelho claro, e muda para marrom ou cinza claro com a idade. Proteja as folhas finas de muito sol, porque elas facilmente queimam.
Se você precisar de ajuda para identificar sua árvore, experimente o nosso guia de identificação de árvores de Bonsai.
Acer palmatum (Bonsai de Bordo)
Bonsai de Bordo (Acer palmatum)
Posição: A árvore deve ser protegida da luz direta do sol durante a tarde, mas o sol da manhã e do final da tarde não é problema. O Bordo japonês é resistente, mas deve ser protegido durante o inverno, quando as temperaturas podem cair abaixo de -10 º C.
Rega: Regue diariamente, especialmente quando elas começam a se desenvolver no início da primavera, considerando que o solo drena bem.
Alimentação: Use um adubo normal uma vez a cada três semanas.
Poda: A poda normal pode ser feita durante todo o ano; embora a poda de estilização deva ser feita no outono, para evitar sangramento excessivo (também é aconselhável aplicar pasta cicatrizante). Corte o novo broto a dois pares de folhas para trás. A poda de folha (remoção de folhas durante a estação de crescimento) pode ser feita a cada dois anos no início do verão para estimular as folhas menores. Remova todas as folhas, deixando as hastes das folhas intactas.
Transplante: Transplante as árvores Bonsai uma vez a cada dois anos, a remoção de algumas das raízes é importante.
Propagação: A partir de sementes ou de estacas no verão.
Para obter informações mais detalhadas sobre estas técnicas, experimente nossa seção de cuidados de árvores de Bonsai.
Bonsai de Bordo (Acer palmatum)
Bonsai de Bordo (Acer palmatum), Walter Pall.
bonsai de Bordo (Acer palmatum), Heike van Gunst.