A Caliandra é uma planta originária do Cerrado brasileiro, que cresce em arbustos lenhosos de até 4 metros. Suas flores aparecem na primavera e no verão e suas folhas são perenes.
Devido à delicadeza de suas folhas, ocorre um processo natural de fechamento das mesmas durante a noite. Suas flores são muito graciosas, em forma de pompom, em cores que vão do branco ao vermelho. Surgem frutos no verão, após a floração. Caliandra é o nome comum dado a várias espécies do gênero Calliandra, também conhecidas como esponjinha vermelha ou de sangue.
A Caliandra é uma planta muito florífera, sensível ao frio. Tem um crescimento intenso por todo o ano, mas lento sob temperaturas baixas. Seu caule é ramificado e suas folhas são compostas, bipinadas e opostas, com folíolos pequenos, de cor verde escura. uma espécie de grande beleza e muito indicada para quem está começando na arte do Bonsai. Nomes populares: flor-do-cerrado, caliandra, arbusto-chama, diadema, esponjinha, esponjinha-sangue, esponjinha-vermelha, mandararé, topete-de-pavão.
Se você precisar de ajuda para identificar sua árvore, experimente o nosso guia de identificação de árvores de Bonsai.
Foto: Calliandra Bonsai.
Orientações de cuidados de Bonsai específicas para o Calliandra Bonsai
Posição: A Caliandra é uma planta muito fácil de se cultivar, adapta-se melhor a lugares com abundância de sol. Prefere regiões mais quentes, com temperaturas em torno de 25 a 27 °C. As Caliandras precisam de muita luz para florescer de maneira abundante; o ideal é colocá-las no exterior, protegidas com telas de sombreamento. Em regiões com estações bem definidas, é possível mantê-las dentro de casa, mas devem ficar em local com bastante luminosidade e boa ventilação. Nunca as coloque próximas a fontes de calor. Devemos protegê-las do vento e do frio intensos.
Rega: No início de sua vida, devemos fazer regas mais constantes, de preferência diariamente, pois a planta apresenta um maior metabolismo, absorvendo mais água para crescer. Após o Bonsai de Caliandra atingir a maturidade, as regas podem ser a cada dois dias, ou quando a terra do vaso estiver seca. A Caliandra não gosta de solo encharcado, que pode danificar as raízes da árvore. Nas épocas em que a Caliandra estiver em ambiente interno, devemos redobrar os cuidados, evitando regar enquanto sua terra estiver úmida. Durante o verão, não deixe o solo ficar completamente seco.
Alimentação: Uma adubação contendo menos nitrogênio e mais fósforo e potássio poderá ser mantida até início da floração. Tenha muito cuidado com o uso de adubos nas suas Caliandras, pois qualquer erro poderá levar sua árvore à morte. Não adube durante a floração. Use adubo contendo os micronutrientes S, B, Cu, Mn e Zn pelo menos uma vez ao ano. De preferência aos adubos foliares.
Poda: A Caliandra possui uma capacidade impressionante de regeneração, suportando podas drásticas, que devem ser feitas no final do inverno, com a finalidade de se obter novos brotos em madeira velha. As podas de formação estimulam o adensamento da Caliandra. Cuidado com a poda constante, pois ela pode interferir na produção de flores. Faça sempre uma limpeza, removendo flores e folhas secas e as ervas daninhas do solo.
Transplante: Ao transplantar as mudas novas de Caliandra, corte a raiz pivotante (principal) e espalhe as raízes cuidadosamente de forma radial sobre o solo. Este procedimento é importante para o desenvolvimento de um bom nebari. Se quiser que sua muda se desenvolva mais rapidamente, plante-a diretamente em um jardim que receba muito sol e mantenha uma boa rotina de adubação e de rega. Para mudas mais velhas ou árvores já formadas, faça o transplante a cada dois ou três anos. Se desejar, utilize hormônio enraizador para acelerar o reestabelecimento da árvore. Comece a adubação cerca de 45 dias após o transplante, utilizando metade da quantidade de adubo que normalmente utilizaria. Mantenha a árvore na sombra até que comecem a aparecer os primeiros brotos; depois, vá aumentando aos poucos sua exposição ao sol.
Propagação: A Caliandra pode ser propagada por estacas, mergulhia ou sementes.
Para obter informações mais detalhadas sobre estas técnicas, experimente nossa seção de cuidados de árvores de Bonsai. Photo source: Bonsai Empire and Juanita Hernandez.
Bonsai de Calliandra
Foto: Bonsai de Calliandra