Aprenda a fazer bonsai do tamanho de um Shohin com um Pinheiro jovem! Neste artigo e vídeo, mostramos a você como podar, aramar e transplantar um pinheiro com cerca de 8 anos.
O bonsai pode ser criado de muitas maneiras diferentes, a partir de sementes (o que levaria pelo menos 5 anos até você começar a trabalhar na sua árvore) ou comprando um bonsai pronto em uma loja on-line. Uma outra maneira é comprar mudas de viveiros (de um varejista de bonsai ou de um centro de jardinagem, se você tiver sorte) que tenham potencial para bonsai. Aplicando técnicas como a poda, a aramação e o transplante, você pode transformar essa muda de viveiro em uma bela árvore de bonsai!
Neste artigo, mostramos os passos que tomamos para fazer um bonsai de um pinheiro relativamente jovem — mas um pinheiro com grande potencial e, além disso, com um preço de cerca de R$ 100,00.
Esta planta é um pinheiro branco japonês, também conhecido como Pinus parviflora. Tem aproximadamente cinco anos de idade e foi comprado em uma loja de bonsai por US$ 50.
Usamos um arame grosso para curvar o tronco, e passamos o arame em volta da raiz para servir de âncora.
Em seguida, aramamos os galhos principais da árvore. Tentamos escolher dois galhos da mesma espessura, e aramamos com o mesmo pedaço de arame. Certificando-nos de dar uma volta completa entre os dois galhos, e também em volta do tronco (ou galho principal), para dar estabilidade.
Em algumas partes do tronco, há muitos galhos, então removeremos alguns deles.
Para reduzir a altura da arvore, removemos o ápice existente, e usaremos estes galhos menores como novo ápice.
Mantenha o seu polegar na parte interior da curva que você está criando, para ter certeza de que o galho não quebrará.
Agora, preparamos o vaso, cobrindo o furo de drenagem com uma tela. Também inserimos um pedaço de arame para ancorar a árvore.
OK, então já podamos e aramamos o pinheiro e trabalhamos um pouco com as raízes. Agora, não tocamos mais nas raízes, pois já podamos e aramamos e não queremos fazer muita coisa ao mesmo tempo. Então, neste caso, removemos uma pequena parte das raízes velhas.
O substrato que usamos é uma mistura de Akadama, rocha vulcânica e pedra pomes.
Depois da poda, aramação e transplante, este é o resultado. .