O Bougainville é uma planta perene em forma de arbusto, pequena árvore ou trepadeira, é espinhoso e apresenta pequenas flores em forma de trombeta, que crescem em cachos de três e vêm com três brácteas com aparência de papel muito brilhantes, na maioria das vezes, de cor magenta ou púrpura.
Também existem variedades com brácteas vermelhas, rosas, laranjas, amarelas, brancas ou dobradas. As flores aparecem em tufos terminais ou axilares do verão ao outono, se a planta receber luz e calor suficientes. As folhas dos bougainvilles são ovais a lanceoladas e estão posicionadas em um padrão alternado. A casca é bege acinzentada, e, com a idade, torna-se enrugada e nodosa.
A espécie é nativa da América do Sul e recebeu o nome do navegador e escritor francês Louis-Antoine de Bougainville (1729-1811), cujo médico e botânico de bordo de sua embarcação descobriu a planta no Taiti e a dedicou a seu capitão, em 1767. Os bougainvilles crescem rapidamente, toleram muito bem a poda e são adequados para a maioria dos estilos de bonsai. Por serem plantas subtropicais, não suportam geadas e precisam de temperaturas em torno de 10 °C - 15 °C no inverno.
Se você precisar de ajuda para identificar sua árvore, experimente o nosso guia de identificação de árvores de Bonsai.
Diretrizes específicas de cuidados de bonsai para bonsai de bougainvilles
Posicionamento: O bougainville necessita de pleno sol e altas temperaturas para produzir flores e, por isso, deve ser colocado ao ar livre, em local ensolarado, durante a estação de crescimento. No outono, a árvore deve ser levada para uma sala fria, com luz suficiente (ou sob luzes de crescimento) e em temperaturas não abaixo de 10 °C e, no melhor caso, não acima de 15 °C, o que infelizmente não é fácil de alcançar em muitas casas.
Rega: Regue bem os bougainvilles quando o solo ficar seco, mas evite a umidade constante do solo, que pode causar o apodrecimento das raízes, problemas com fungos, suscetibilidade a insetos e morte. A espécie prefere um valor de pH de 6 a 6,5, portanto, evite usar água altamente calcária.
Adubação: Aplique adubo orgânico sólido uma vez por mês ou use um adubo líquido todas as semanas durante a estação de crescimento e a cada duas semanas no inverno.
Poda e Aramação: Corte os brotos após a floração, deixando duas folhas em cada um e podando os ramos e galhos no outono ou inverno. Os bougainvilles podem brotar de madeira velha após uma poda drástica. Se você quiser que a árvore floresça, não a pince nem a apare muito no verão. Use pasta de corte em feridas de corte maiores. Essas se curam lentamente. A aramação é possível em brotos e ramos novos, mas os galhos mais velhos são muito rígidos e quebram facilmente. Cuidado com os espinhos ao aramar os bougainvilles.
Transplante: Faça o transplante dos bougainvilles menores a cada dois ou três anos. Espécimes maiores podem ser transplantadas a cada três a cinco anos. Uma mistura de solo padrão bem drenante é adequada para esta espécie. As raízes dos bougainvilles são amarelas, finas e delicadas. Tome cuidado para não arrancar as raízes ao remover o torrão da raiz do vaso! Desembarace as raízes com cuidado e não use o ancinho com força. A poda da raiz é bem tolerada.
Propagação: O bougainville pode ser propagado a partir de estacas. Os melhores resultados são obtidos na primavera e no verão, com estacas semilenhosas ou raízes. A alporquia também é possível. Para obter informações mais detalhadas sobre estas técnicas, consulte a nossa seção de cuidados de árvores de bonsai.
Pragas e doenças: O bougainville tende a ser resistente a pragas, desde que seja mantido saudável e livre das condições de solo úmido ou de falta de luz. As plantas fracas podem ser atacadas por oídio, pulgões, cochonilhas-de-escamas, cochonilhas-farinhentas, mosca branca ou lagartas. Nesse caso, use pesticidas específicos e tente melhorar as condições da sua árvore. Quando as flores murcharem, corte-as, para evitar o apodrecimento.
Para obter informações mais detalhadas sobre estas técnicas, experimente nossa seção de cuidados de árvores de Bonsai.