As plantas perenes, de vida longa, têm uma longa tradição como cercas vivas e topiaria. Existem mais de 70 espécies de buxinho, mas o buxinho comum europeu (Buxus sempervirens) e o buxinho chinês (Buxus harlandii) são os mais frequentemente estilizados como bonsai.
Na natureza, o buxinho costuma se desenvolver com os troncos e os galhos retorcidos. As flores são amarelo-esverdeadas e atraem abelhas. Todas as partes da planta são venenosas. Os buxinhos são muito robustos e podem se desenvolver até mesmo em terreno árido, em sol pleno ou na sombra. Como os buxinhos toleram muito bem o desbaste constante e conseguem brotar de madeira velha, eles são muito adequados para bonsai. O buxinho comum (Buxus sempervirens) tolera geada, mas as árvores plantadas em recipientes devem ser protegidas de temperaturas muito baixas no inverno. O buxinho chinês (Buxus harlandii) tem folhas menores e mais estreitas e uma casca enrugada. Ele não é resistente a geada e, portanto, deve ser mantido dentro de um ambiente coberto fresco, com luz suficiente no inverno.
Se você precisar de ajuda para identificar sua árvore, experimente o nosso guia de identificação de árvores de Bonsai.
Orientações de cuidados específicos de Bonsai para o Buxus (Buxo bonsai)
Posição: O buxinho comum deve ser colocado ao ar livre, em um local ensolarado ou semi-sombreado. No inverno, uma estufa é ideal para a proteção contra geadas. O buxinho chinês pode ser mantido dentro de casa, mas ele prefere ser colocado do lado de fora durante o verão. No inverno, o buxo chinês deve ser levado para dentro de uma sala ventilada, com temperaturas em torno de 10 °C e luz o suficiente.
Rega: No verão, o buxinho precisa de muita água, mas pode suportar períodos curtos de seca. Evite o excesso de umidade no solo. Como o valor ideal do pH para o buxus bonsai é de 7 a 8, a água da torneira mais comum e de boa qualidade pode ser utilizada.
Alimentação: Use adubo orgânico sólido todos os meses ou fertilizante líquido toda semana durante a estação de crescimento. Não adube o buxinho comum durante a dormência no inverno. O buxinho chinês, que não ficará completamente dormente no seu local de inverno, deve ser adubado uma vez por mês no inverno.
Poda e Aramação: Apare os novos brotos deixando um ou dois pares de folhas. Se a cobertura ficar muito densa, as folhas devem ser desbastadas para permitir a entrada de luz, evitar que os galhos internos morram e incentivar o brotamento. O buxinho comum tolera muito bem a poda radical e a escultura extensiva de madeira morta. Quando o buxinho for aramado, você deve tomar cuidado para não danificar a delicada casca bege. As marcas dos arames ficarão visíveis por muito tempo.
Transplante: Transplante o buxo Bonsai a cada dois a cinco anos, dependendo da idade e do tamanho dele. O buxinho tolera bem a poda de raiz. A mistura do solo deve ter um valor de pH de 7 a 8. Você pode adicionar um pouco de cascalhos de pedra-pomes ou de pedra de cal à sua mistura normal de solo.
Propagação: O buxinho pode ser propagado a partir de estacas e alporquia. Os melhores resultados são alcançados na primavera.
Pragas e doenças: O buxinho pode ser atacado por doenças fúngicas (praga do buxinho ou podridão da raiz por phytophthora em solo úmido, por exemplo), nematoides, cochonilhas-de-escamas, ácaros de buxinho, moscas-mineradoras ou psilídeos de buxinho. Existem pesticidas específicos para a maioria das pragas e doenças e pode ser uma boa ideia pedir ajuda a um jardineiro profissional em casos graves. Recentemente, a mariposa de buxinho se tornou um grave problema na Europa. Suas longas lagartas verdes podem esqueletizar um buxinho muito rapidamente. Das árvores de bonsai, as lagartas podem ser coletadas à mão. Os pesticidas à base de óleo de neem ou Bacillus thuringiensis também são eficazes contra lagartas de mariposas.
Para obter informações mais detalhadas sobre estas técnicas, experimente nossa seção de cuidados de árvores de Bonsai.