A gardênia é um arbusto perene subtropical, com folhas verde-escuras e belas flores brancas suaves, com um forte perfume. Se as flores forem polinizadas, podem se desenvolver frutos de cor laranja com uma forma interessante. A gardênia é uma planta sensível e nem sempre é fácil mantê-la saudável e próspera.

A gardênia (Jasmim do Cabo, ou Bonsai de Jasmim) é nativa das regiões tropicais da Ásia e da África do Sul, e, em muitos países com clima temperado, é uma planta doméstica muito popular. Ela não suporta geadas. As folhas são verde escuras, pontiagudas e brilhantes. As flores brancas suaves, que aparecem durante o verão, podem ser simples ou cheias. Se forem polinizadas, elas podem desenvolver frutos ovalados de cor laranja, com seis sulcos, que vão desde o fundo dos frutos até o topo, e terminam em seis lóbulos verdes estreitos. As gardênias são sensíveis a mudanças de posição e ao toque, e mudar a sua localização pode resultar na queda dos botões. O melhor é manter a planta em uma posição boa e movê-la o mínimo possível. As flores não devem ser tocadas, pois isto causará manchas marrons nas pétalas.

Se você precisar de ajuda para identificar sua árvore, experimente o nosso guia de identificação de árvores de Bonsai.

 

Diretrizes de cuidados para bonsai de Jasmim anão (Gardênia)

Posicionamento: A gardênia gosta de lugar quente, arejado e com muita luz, mas sem luz solar forte direta. As temperaturas ideais para esta espécie são entre 16 °C e 23 °C (60 °F e 75 °F), e não abaixo de 15 °C (59 °F) no inverno. Se as janelas forem abertas para a ventilação no inverno, tome cuidado para que a gardênia não seja exposta a correntes de ar frio.

Rega: A gardênia é uma planta que adora solos ácidos, como a azaléia. Ela deve ser regada, preferencialmente, com água da chuva. Mantenha o solo levemente úmido, mas não regue demais a gardênia. Ela gosta de umidade elevada e de pulverizações regulares com água sem calcário, se for mantida em ambientes internos.

Adubação: Use adubo líquido para plantas que gostam de solo ácido, a cada duas semanas, da primavera ao outono; e uma vez por mês no inverno, de acordo com as instruções de dosagem. A gardênia é propensa à clorose, então, considere usar um produto adicional para evitar isto.

Poda e aramação: Faça a poda da gardênia após a floração. Remova as flores murchas se não houver frutos se desenvolvendo. A melhor época para aramar os galhos e os ramos é em maio e em junho, quando a planta fica mais flexível do que nos outros meses.

Transplante: Faça o transplante a cada dois ou três anos, na primavera, com uma poda de raiz suave. Use um substrato adequado para plantas que gostam de solos ácidos, como as azaleias, a Kanuma, por exemplo.

Propagação: A bonsai de gardênia pode ser propagada facilmente a partir de estacas, que enraízam até em um copo de água.

Pragas e doenças: Pulgões, cochonilhas-de-escamas e cochonilhas-farinhentas gostam de atacar as folhas da gardênia, e até mesmo as suas raízes, e o mofo fuliginoso prospera no orvalho do mel que esses insetos produzem. Use inseticidas específicos, em caso de infestação.

Para obter informações mais detalhadas sobre estas técnicas, experimente nossa seção de cuidados de árvores de Bonsai.

 

Uma árvore de Jasmim do Cabo ou Bonsai de Jasmim (Gardenia jasminoides)

Gardenia Bonsai
Jasmim do Cabo ou Bonsai de Jasmim (Gardenia jasminoides)