A oliveira é uma árvore comumente encontrada nos países do Mediterrâneo, onde ela tem uma longa tradição de cultivo e também importância simbólica. Desde o quarto milênio a.C., ela é cultivada por seu fruto.

As oliveiras são árvores ou arbustos perenes e bem ramificados e, dependendo da variedade, podem atingir até 10 ou 20 metros de altura. As oliveiras selvagens, chamadas oleaster, são menores que as cultivares. As folhas são cinza-prateadas e de formato lanceolado estreito a elíptico. A oliveira cresce muito lentamente, mas pode atingir várias centenas ou até mil anos de idade. As árvores velhas desenvolvem uma casca rugosa e troncos nodosos. As pequenas flores brancas amareladas são seguidas por drupas verdes, que ficam pretas quando amadurecem e contêm uma única semente dura cada. Os frutos da oliveira são comestíveis depois de lavados e mantidos em salmoura por algum tempo, mas a maior parte deles é usada para a produção de azeite.

Para o bonsai, você pode utilizar variedades cultivadas, mas o bonsai de oliveira selvagem (Olea europaea sylvestris) tem a vantagem das folhas muito pequenas e dos entrenós curtos. Em muitos casos, os yamadori de oleasters possuem uma madeira morta natural muito bonita e uma casca rugosa adorável, que indicam alta idade e sobrevivência em condições hostis. A oliveira é fácil de cuidar, se você puder colocá-la em uma estufa de inverno, livre das geadas.

Se você precisar de ajuda para identificar sua árvore, experimente o nosso guia de identificação de árvores de Bonsai.

 

Orientações específicas de cuidados de Bonsai para a Oliveira

Posição: O bonsai de oliveira precisa de um local com sol pleno, o que também ajuda a reduzir o tamanho das folhas. Ele suporta temperaturas um pouco abaixo de 0 °C, mas deve ser protegido contra geadas mais fortes. O melhor é colocar a oliveira dentro de uma estufa de inverno, que seja mantida livre das geadas. Se mantida em uma sala quente dentro de casa no inverno, a oliveira sofrerá com a falta de luz e o ar seco, o que a torna muito suscetível às cochonilhas-de-escamas.

Rega: Regue bem o bonsai de oliveira sempre que o solo ficar seco, mas evite a umidade constante. A água normal de torneira, de boa qualidade, é ótima para a oliveira.

Alimentação: Coloque adubo orgânico sólido a cada quatro semanas ou utilize um adubo líquido uma vez por semana durante a estação de crescimento.

Poda e Aramação: Se necessário, deve ser feita uma poda radical no final do inverno. A oliveira responderá com um crescimento vigoroso na primavera seguinte. Ela também consegue brotar de madeira velha. Quando os novos brotos ficarem muito longos, corte fora um ou dois pares de folhas. Espécimes muito saudáveis também podem ser desfolhadas, para promover uma ramificação mais fina. Os galhos mais jovens e novos rebentos podem ser aramados em qualquer momento. Os galhos velhos são rígidos, quebradiços e difíceis de se dobrar. Os arames de tensionamento podem ser uma boa alternativa.

Transplante: Faça o transplante na primavera, antes de os brotos começarem a inchar, a cada dois ou três anos, e remova por volta de um terço das raízes. As árvores velhas podem ser transplantadas em intervalos mais longos. Utilize uma mistura de solo bem drenante, com um valor de pH ligeiramente alcalino (7-8).

Propagação: A oliveira bonsai pode ser propagada a partir de sementes e de estacas.

Pragas e doenças: Oliveiras vigorosas dificilmente são atacadas por pragas e doenças. Se a oliveira for mantida em local quente demais no inverno, as cochonilhas-de-escamas ou cochonilhas-farinhentas podem incomodá-la. Então, tente proporcionar as melhores condições e utilize um pesticida que seja específico.

Para obter informações mais detalhadas sobre estas técnicas, experimente nossa seção de cuidados de árvores de Bonsai.

 

 

Bonsai de Oliveira (Olea europaea)

Bonsai de Oliveira