Pyracantha é um gênero de 10 espécies. As pequenas árvores ou arbustos são nativos de países mediterrâneos e de zonas temperadas da Ásia. São plantas perenes de folhas largas que podem atingir 6 m de altura. As folhas são pequenas, ovais, verde-escuras e brilhantes e crescem alternadas ou em cachos.
Elas têm margens lisas ou ligeiramente serrilhadas. Os galhos têm espinhos fortes e afiados que podem causar feridas com muita inflamação. Na primavera, as pequenas flores brancas, ligeiramente perfumadas, aparecem em cachos, e bagas amarelas, laranjas ou vermelhas decoram a árvore do final do verão até o inverno, se os pássaros não as roubarem. As folhas, frutos e sementes contêm cianeto de hidrogênio e, por isso, são amargos e ligeiramente tóxicos para os humanos.
A piracanta é frequentemente utilizada como arbusto ornamental ou para sebes. Ela é muito apropriada para bonsai, e também para iniciantes, pois brota facilmente na madeira velha e responde bem à poda e ao desbaste. As espécies asiáticas, a piracanta de folhas estreitas (Pyracantha angustifolia) e as espécies europeias (Pyracantha coccinea) são mais frequentemente utilizadas para bonsai, e existem vários cultivares agradáveis com cores de frutas diferentes.
Se você precisar de ajuda para identificar sua árvore, experimente o nosso guia de identificação de árvores de Bonsai.
Orientações de cuidados específicos de Bonsai para a árvore de bonsai de Piracanta
Posicionamento: A piracanta gosta de um local ensolarado ou à semi-sombra durante a estação de crescimento. É necessária uma certa quantidade de luz solar para produzir frutas, mas ela deve ser protegida do calor extremo e do sol em climas mais quentes. As piracantas são resistentes a geadas, mas, quando são plantadas em recipientes, é aconselhável protegê-las das geadas fortes e do vento frio. Uma estrutura contra o frio é um bom local para a proteção de inverno.
Rega: Sempre mantenha a raiz ligeiramente úmida. No verão, quando a árvore dá flores e frutos, ela precisa de muita água e não deve secar. Mas também tome cuidado para não regar demais a piracanta. No inverno, ela precisa de menos água.
Adubação: Coloque adubo orgânico sólido a cada quatro semanas ou utilize um adubo líquido uma vez por semana durante a estação de crescimento. Use um adubo balanceado, com as quantidades de fósforo e potássio suficientes para promover a floração e o desenvolvimento dos frutos.
Poda e aramação: A primavera, ou o final do verão, é uma boa época para se desbastar uma copa densa e remover partes mortas. Os novos rebentos são aparados até deixar duas folhas durante o período de crescimento, quando elas se alongam. Mesmo a poda mais radical é tolerada; e o bonsai de Pyracantha brotará voluntariamente na madeira velha, desde que ele esteja saudável e vigoroso. As folhas grandes podem ser removidas a qualquer momento. A maior parte da modelagem pode ser feita com uma tesoura.
A aramação é possível, mas cuidado com os espinhos. Os galhos mais antigos do bonsai de Pyracantha são rígidos e quebradiços, mas os ramos mais jovens são flexíveis e podem ser modelados facilmente. Se você quiser fazer muita aramação em uma piracanta, pode ser sensato cortar os espinhos primeiro. O uso de arames de sustentação, às vezes, pode ser uma opção melhor.
Transplante: Faça o transplante da piracanta a cada dois anos; e das árvores mais velhas, a cada três a cinco anos, no início da primavera. A poda das raízes faz bem e não tem exigências especiais quanto ao solo. Use uma mistura de solo padrão bem drenante. A piracanta pode se desenvolver em solos ligeiramente ácidos, neutros ou mesmo alcalinos.
Propagação: A piracanta pode ser propagada a partir de sementes, estacas ou por alporquia. As estacas semi-duras podem ser coletadas no verão.
Pragas e doenças: A piracanta pode ser atacada por várias pragas e doenças. Pulgões, cochonilhas-de-escamas, ácaros, minadores e lagartas podem ocorrer, bem como a praga do fogo, que é uma infecção bacteriana, ou a crosta de infecções fúngicas, ou mofo fuliginoso. Use um pesticida específico em caso de infestação. A podridão da raiz pode ocorrer quando a árvore for submetida a superaquecimento.
Para obter informações mais detalhadas sobre estas técnicas, experimente nossa seção de cuidados de árvores de Bonsai.
Uma árvore de bonsai de Pyracantha
Bonsai de Piracanta.