Olá, Pessoal.
No fórum do ateliê do bonsai (
www.atelierdobonsai.com.br
› viewtopic
) , encontrei está resposta que segue abaixo:
"Enviada: Seg Maio 02, 2011 8:51 am Assunto:
É isso aí Pedro, tem que tentar. Nos meus dois primeiros alporques (ficus e caliandra) não tive sucesso. Erro de técnica, mas fui aprendendo aos pous e hoje já esá mais fácil pra mim.
Das esp´cies que citou, não são das mais fáceis de fazer alporque (como o ficus, caliandra e primaveras), mas acho possével sim.
Se resolver fazer, vão algumas dicas minhas: 1. não tenha dó em retirar a casca da planta, tem que tirar toda ela e raspar um pouco ainda. 2. Se puder, utilize vermiculita ou esfagno picado (bastante) e coloque uma plaquinha redonda de plástico ou isopor logo abaixo da borda superior do alporque (estes elementos facilitam na retirada e já na formação apropriada do nebari). 3. Cubro os meus com papel filme, várias voltas e firme, depois cubro com plástico preto (a luz na raiz não é boa e a cor preta esquenta o alporque estimulando a emissaão de raízes). 4. antes de iniciar o corte, marque com uma canetinha o local a ser retirado e de preferência escolha já um local mais interessante (curvaturas, conicidade)
Eli.
P.S.: Amanhã, começarei o enraizamento.