Muitas pessoas se sentem atraídas por macieiras, porque elas têm boas lembranças de infância, de subir em árvores frutíferas no campo ou no quintal de seus pais e colher maçãs. Quase todo mundo gosta de comer maçãs, torta de maçã e molho de maçã. As mudanças sazonais de uma macieira ao longo do ano são uma alegria assistir.
Com toda essa experiência positiva em mente, o fascínio de uma macieira diminuta em um vaso de bonsai é muito forte, e até mesmo pessoas que não têm interesse em bonsai vão ficar encantadas.
Este espécime foi adquirido em um viveiro de bonsai em fevereiro de 2010. Ele foi importado da Espanha e considerado bom material por um preço razoável. O movimento do tronco era muito legal, e todas as cicatrizes e botões pareciam típicos de uma velha macieira em um pomar.
As raízes eram fortes, mas flexíveis, e, embora eu não esperasse isso, era possível transplantar a macieira para um vaso de bonsai raso imediatamente.
Em abril de 2010, as folhas novas surgem.
Em maio de 2010, as lindas flores foram visitadas por uma porção de abelhas.
Em novembro de 2010, as maçãs ficaram vermelhas e as folhas têm uma cor laranja do outono. Depois que as folhas caíram, as maçãs permaneceram na árvore. Depois das primeiras noites geladas, as aves adoram comer o fruto. Às vezes, elas brigam entre si na árvore, então eu tiro os frutos e, em seguida, jogo-os na grama para proteger minha árvore!
As flores em abril de 2011 foram adoráveis mais uma vez e as abelhas foram visitantes ocupadas.
Em outubro de 2011, uma foto de Halloween foi tirada! Não tinha alguma coisa como “era uma vez” sobre um casal, uma serpente e uma maçã...?
Depois que os frutos foram colhidos, eles foram usados para cozinhar a geleia de marmelo e maçã.
Em maio de 2012 não havia tantas flores como nos anos anteriores, mas é perfeitamente normal que as árvores tenham anos com mais flores e frutas e anos com menos. Contudo, é importante não deixar a árvore ficar fraca. Muitas flores e frutos tomam uma grande quantidade de energia da árvore, por isso é aconselhável reduzi-los para manter a árvore forte e saudável.
Em 2012 eu deixei apenas uma maçã por cacho na árvore e tirei todo o resto. Em outubro, a árvore ainda parece legal, com os poucos frutos uniformemente distribuídos.
Há poucas espécies de bonsai que lhe dão tantas visões diferentes e muita alegria ao longo do ano, como a macieira do caranguejo!