水 - Suiseki é a arte japonesa de apreciação de pedras, que valoriza aspectos como a longevidade, estabilidade e imortalidade. Formadas através do tempo pelo vento e pela água, as pedras podem ter vários tamanhos e formas, lembrando-nos de objetos naturais.

Os Suiseki (também chamado de pedras de visualização) muitas vezes são colocados em delicados suportes ou bandejas de madeira, chamados de daizas e dobans, respectivamente. Os suportes de madeira servem para exibir as pedras e criar uma imagem de harmonia.

 

 

História das pedras Suiseki

Originária da China (chamada de "Gongshi") e da Coréia (chamada de "Suseok"), a arte do Suiseki foi introduzida no Japão pela corte imperial chinesa durante o período Asuka (538-710 d.C.). Ela tornou-se mais popular durante o período Kamakura (1183-1333 d.C.), quando ela ganhou aceitação por parte da classe dominante Samurai. A apreciação de pedra foi introduzida no ocidente quando exibida nas primeiras exposições de Bonsai.

 

Suiseki japonês

 

Classificação por tipo

  • Suiseki de paisagem (Sansui keijo-seki): na forma de uma montanha, ilha, cachoeira, praia ou litoral, caverna, cânion ou um platô.
  • Pedras objeto (Keisho-seki): representando uma pessoa, animal, barco, casa ou ponte. Classificação por superfície
  • Celestial (Gensho-seki): com padrões que lembram a lua, o sol ou as estrelas.
  • Plantas (Kigata-ishi): com padrões retratando flores, frutas, gramíneass, florestas ou mesmo Bonsai.
  • Clima (Tenko-seki): semelhante à chuva, luz solar intensa, raios ou neve.
  • Abstrato (Chusho-seki): com superfícies semelhantes a estampas de animais, redes entrelaçadas, etc.

 

 

Os Suiseki podem ser exibidos numa bandeja rasa preenchida com areia ou água, como parte de uma configuração de Tokonoma e/ou sobre um suporte ou mesa de madeira.

 

Pedra de exibição Suiseki